(17) 3231-2397 | (17) 3212-9814
 Eleitores voltam às urnas para definir o futuro do país

Eleitores voltam às urnas para definir o futuro do país

29/10/2018

O futuro político do País e do Estado de São Paulo será definido neste domingo, 28, e Rio Preto e região ajudam nesta decisão com 1,39 milhão de eleitores aptos a votar. Só na cidade, 328 mil eleitores com direito a voto. No Brasil inteiro, são 147,3 milhões de eleitores, 33 milhões deles em São Paulo, o maior colégio eleitoral entre todos os estados. A votação ocorre entre 8h e 17h.

A estimativa divulgada neste sábado, 27, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que até as 21h deste domingo o resultado da eleição seja conhecido. A divulgação das pesquisas de boca de urna para presidente e dos primeiros resultados da apuração só terá início às 19h, depois de concluída a votação no estado do Acre, cujo fuso horário tem diferença de duas horas ao de Brasília. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam os votos em segundo turno para presidente da República. Em São Paulo, a competição é entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB).

Cada urna emite boletim, com registro do total de votos de todos candidatos, e também os brancos e nulos, assim que votação terminar. A instalação das urnas foi concluída na tarde deste sábado em Rio Preto, sem incidentes. A PM escalou 400 policiais para atuar neste domingo na cidade, de forma a garantir votação tranquila. A Polícia Federal também acompanha a eleição para agir em casos de crimes eleitorais, como boca de urna.

Representantes da Justiça Eleitoral recomendam que os eleitores tenham calma na hora da votar. Ponto importante a ser destacado é que o eleitor deve ficar atento à ordem de votação. Primeiro, ele irá votar para governador. São dois números. Na sequência, vem o voto para presidente, também com dois dígitos. Depois de cada voto, é preciso apertar a tecla "Confirma", quando aparece a palavra "fim" na tela da urna. "É fundamental o eleitor verificar a foto (do candidato escolhido) antes de apertar a tecla 'Confirma'", diz o chefe do cartório da 268ª Zona Eleitoral, Regis Pistori, responsável pela votação em 45 escolas. No total, Rio Preto dispõe de 119 locais de votação, além de uma escola apenas para voto em trânsito de eleitores de outras cidades previamente cadastrados na Justiça Eleitoral. Todos os locais de votação também dispõem de mesas de justificativa para eleitores que estão fora do domicílio eleitoral.

Os eleitores que tiveram problema com a urna na hora de votar devem reclamar com os mesários da seção, já orientados a registrar a queixa em ata para apuração posterior. Em caso de falhas no equipamento, a urna é substituída sem que os dados de votos registrados na máquina sejam perdidos.

Especialistas destacam a importância de votar neste domingo. No primeiro turno, a abstenção chegou a 23% do eleitorado em Rio Preto. "Estamos elegendo os grandes gerentes da Nação e do Estado. É preciso muita responsabilidade ao votar. Os brasileiros precisam ter consciência do poder que têm", afirma o professor de direito constitucional Henry Atique.

 

Link da Matéria - Diário da Região

Voltar